Author: Carlos Muller
Date: 24 de setembro de 2021
Tipos de habilitações náuticas

Todo condutor de barco de lazer deve estar habilitado com a documentação que comprove a capacidade de conduzir embarcações em caráter não profissional. Essa é uma exigência da Autoridade Marítima por meio da Normam – 03 (Normas da Autoridade Marítima), visando a segurança da navegação e da vida humana e, também, à preservação da poluição do meio ambiente marinho.

O condutor amador pode habilitar-se nas seguintes categorias: Arrais Amador, Veleiro Amador, Motonauta, Mestre Amador ou Capitão Amador. Cada uma dessas categorias habilita o marinheiro a conduzir sob determinadas regras pré-definidas pela Marinha.

Arrais Amador: Essa categoria é a básica e mais procurada pelos aspirantes a marinheiros. Ela habilita a conduzir embarcações, como barcos a remo, vela ou motor, com exceção do jet-ski, nos limites da navegação interior (água doce e águas marítimas abrigadas, como canais e baías). O curso inclui nomenclatura náutica, normas e leis de trânsito no mar, combate a incêndio, primeiros socorros, introdução às cartas náuticas e regras de governo de embarcações.

Mestre Amador: Tem como pré-requisito a habilitação de Arrais Amador.  Com a habilitação de Mestre Amador, o marinheiro está apto a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira (dentro dos limites de visibilidade da costa, não podendo ultrapassar 20 milhas náuticas). O curso inclui navegação costeira (baseada em pontos notáveis como faróis e ilhas) e estimada, leitura de cartas náuticas, declinação magnética, desvio da agulha, navegação concorrente, marcações e instrumentos náuticos.

Capitão Amador: Tem como pré-requisito a habilitação de Mestre Amador. A categoria habilita a condução de barcos a remos, vela ou motor entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa. O curso inclui navegação astronômica e eletrônica, meteorologia e estabilidade da embarcação.

Motonauta: Essa categoria é específica para pilotar motos aquáticas nos limites da navegação interior. O curso é praticamente igual ao de arrais.

Veleiro: Habilita a condução de pequenas embarcações a vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior, em caráter de lazer ou competição. O curso inclui noções gerais de navegação.

A habilitação náutica é essencial na hora de conduzir com segurança!

Categories:
Tire suas dúvidas

Confira perguntas e respostas frequentes