Qual é o melhor tipo de fixação para minha plataforma flutuante PierPlas? E por que exatamente ela deve ser instalada? Entre elas há finalidades diferentes? Dúvidas como essas são comuns para quem gerencia demandas na área náutica ou de serviços sobre a água. Por isso, vamos explicar aqui tudo o que você precisa saber sobre os seguintes modelos de fixação: Estacas, Estacas Invertidas, Poitas e Braço de Cambão.
FIXAÇÃO POR ESTACAS:
Se o seu projeto inclui um grande fluxo de embarcações atracadas e pessoas transitando pela plataforma, a fixação por estacas é a sua melhor opção. Inclusive, este tipo de sistema é propício também quando há muita variação do nível da água e fortes correntezas, tais como as represas, lagos e rios.
Este modelo consiste ainda em um sistema de fixação de plataformas flutuantes orientado e guiado por estacas laterais. A união entre ambas é realizada por meio do “anel guia metálico”, conforme ilustração abaixo.
FIXAÇÃO POR ESTACAS INVERTIDA:
Este é outro modelo de fixação realizado por meio de estacas metálicas, ligando a plataforma a um ponto fixo, normalmente um muro ou parede de contenção. Este sistema é utilizado em locais onde a plataforma precisa ficar rente à base na qual será fixada, ou seja, lugares onde exista uma variação do nível da água com pouca força ou movimentação.
Por este motivo, o comprimento da estaca invertida à base de contenção deve corresponder ao nível de variação da água no local e ser realizada com um suporte metálico ligado entre dois anéis olhais do flutuante por dentro do parafuso plástico. Confira na imagem um modelo de aplicação do produto.
FIXAÇÃO POR POITAS:
Para lugares com pouca correnteza ou de águas calmas, o sistema de fixação por poitas é excelente, porque este tipo de fixação requer a colocação de pesos no fundo da água, ligados à plataforma flutuante por meio de corda, corrente ou cabo de aço.
As poitas podem ser desenvolvidas em diferentes materiais, sendo os mais comum a lata metálica, bombona plástica e concreto. Para que possa visualizar este tipo de fixação adicionamos abaixo uma foto de exemplo da aplicação.
FIXAÇÃO POR BRAÇO DE CAMBÃO:
Por fim, a fixação por braço de cambão faz jus ao nome, pois o sistema é realizado por braços articulados, ligando a plataforma a um ponto fixo, normalmente um muro ou parede de contenção. Neste tipo de modelo, normalmente é utilizado em locais que exigem um distanciamento entre a plataforma e a base de acesso (margem), com variação do nível da água, mas pouca movimentação e baixa força.
Desse modo, lugares com águas protegidas ou abrigadas são ideais, mas é preciso ficar atento se realmente há necessidade de um distanciamento entre a plataforma e a contenção de fixação. Aliás, este tipo de fixação deve ser feito pelo parafuso, na junção dos olhais, conforme ilustração abaixo.
Gostou do nosso artigo? Saiba que preparamos também um material com todas as características dos modelos de fixação citados aqui e ainda com possibilidade de download para você acessar quando e onde quiser. Confira no link!