Author: Carlos Muller
Date: 10 de setembro de 2021
Dicas para escolher seu barco ideal

É apaixonado pelo mar? Se esse é o seu caso, aposto que já parou para pensar a respeito de comprar um barco. Com isso, deve saber que a compra de uma embarcação é um investimento alto para se fazer. Além disso, envolvem muitas questões além do dinheiro.

Junto a essas questões vêm as dúvidas sobre modelos, finalidade, onde pretende navegar e muitos mais. Saiba o que levar em consideração na hora de escolher o seu barco.

 

Objetivo e finalidade

Primeiramente, você precisa estar ciente do motivo pelo qual está comprando um barco. Com isso, será mais fácil decidir o tipo, tamanho e modelo e estimar valor do investimento, distâncias que almeja navegar e a quantidade de pessoas que pretende ter a bordo. Cada motivo te leva a um modelo de barco e um novo plano de gastos e uso. Ou seja, esse passo é fundamental.

De maneira geral, a aquisição de um barco pode ter como objetivos: entretenimento (passeios e esportes aquáticos), momentos familiares, encontros com amigos ou de negócios, pesca esportiva ou mesmo dar a volta ao mundo.

 

Modelos

Após definir o objetivo e a finalidade, vem a melhor parte, a de escolher o seu barco. Mas, é essencial responder algumas perguntas que vão te ajudar na escolha do modelo ideal para o futuro capitão.

O barco terá como propulsão a vela ou a motor?

Essa embarcação será para relaxar com a família e os amigos, pescar ou para regatas?

Você pretende navegar em águas abrigadas, como por exemplo baías e lagoas, ou irá desbravar o oceano?

Por último, o futuro capitão irá navegar em águas doces ou salgadas?

 

Principais modelos de embarcações

Lancha de Proa Aberta: Essa lancha é ideal se você gosta de curtir com os amigos em passeios curtos. Ela permite que os passageiros sintam o frescor da brisa enquanto aproveitam o sol e a refrescante sensação da espuma da água. O tamanho padrão deste tipo de embarcação é de 16 a 28 pés, capacidade ideal para levar muitos amigos. Vale ressaltar que essa lancha é perfeita para lagos e águas abrigadas.

Lancha Cabinada: Essa embarcação tem todos os atrativos das lanchas de proa aberta, além de serem ideais para você viajar, pernoitar e cozinhar. Além disso, este modelo de barco tem motorização de centro e seu tamanho varia entre 26 a 40 pés. As lanchas cabinadas possuem sofás, camas e banheiros, ou seja, é um modelo muito confortável.

 Parco de Pesca: Estes barcos são construídos para serem versáteis. São projetados para navegar em diferentes cursos de água, tudo pensando nas diferentes espécies de peixes que você pode capturar. Esses barcos, normalmente, apresentam grande área de armazenagem, viveiros para isca, armários e motor de popa com boa performance.

Iate: Esta é a embarcação certa para quem gosta de conforto em cruzeiros no oceano, grandes lagos ou até rios. Muitos navegadores a utilizam como residência. Seu tamanho parte de 40 pés (12 metros) mas pode chegar até os incríveis 100 pés. Além disso, possuem dois motores, geralmente a diesel e seu próprio gerador de eletricidade. Isso faz dele um barco auto suficiente para moradia e longos passeios.

Veleiro: O mercado tem opções para todos os gostos de veleiros, desde os pequenos até os mais extravagantes. Os veleiros de cruzeiros são perfeitos para pernoites, travessias e até mesmo como moradia. Vale ressaltar, que existem muitas regatas (corridas de barcos a vela) pelo Brasil. Essas competições são super divertidas e uma boa forma de fazer novos amigos.

Jet Ski: O mercado oferece desde jets de um só lugar e pilotagem de pé — usados geralmente em competições e manobras radicais — até confortáveis motos aquáticas com capacidade para quatro pessoas. Há quem opte pelo jet-ski para esquiar. Nesse caso, é necessário escolher um modelo para, no mínimo, três tripulantes (piloto, esquiador e auxiliar/observador).

Uma ótima oportunidade para conhecer os modelos das embarcações é ir nas feiras náuticas. Alguns exemplos dessas feiras são o Rio Boat Show e o São Paulo Boat Show.

 

Valores:

Existem opções de todos os tamanhos e valores. O que define a melhor compra é o objetivo do uso da sua embarcação. Por exemplo, é possível comprar uma pequena embarcação para velejar por menos de 10 mil reais. Não há limites para os valores e possibilidades que uma embarcação pode oferecer.

Faça e refaça as contas para saber exatamente até quanto pode gastar! Inclua também os gastos subsequentes como: manutenção, seguro, combustível e marina, que pode chegar até 12% do valor do barco anualmente.

Estude de antemão onde deixar o barco após a compra. Visite marinas e veja qual a que mais lhe agrada.

Respondidas essas perguntas, você pode começar a pensar no modelo do seu primeiro barco e realizar a compra!

Categories:
Tire suas dúvidas

Confira perguntas e respostas frequentes