Hoje, dia 08 de março, homenageamos o Dia Internacional da Mulher, e por conta desse dia histórico e de luta, que se mantém até hoje, o blog da NTC Float resgata a história do ingresso das mulheres na Marinha.
Esse fato é relevante para o movimento, pois a Marinha foi a primeira a admitir mulheres entre as Forças Armadas brasileiras. Mas, há também outra batalha vitoriosa mais recente, o que prova a importância deste dia para uma sociedade mais igualitária.
Isso porque, somente no ano passado, em 2022, os editais dos concursos da Escola de Aprendizes Marinheiros e do Colégio Naval adotaram o ingresso do público feminino em seus processos seletivos.
Então, para homenageá-las, que tal continuar a leitura deste post, pois nele te contaremos outros avanços enfrentados por elas?! Confira!
Entrada de mulheres nas Forças Armadas
Como comentamos no início deste artigo, a entrada de mulheres nas Forças Armadas foi um grande marco para o movimento feminista. No dia 7 de julho de 1980 foi promulgada a Lei nº 6.807, que possibilitou que a Marinha fosse a primeira instituição a admitir mulheres entre as Forças Armadas brasileiras. Após essa aprovação, ocorreu, portanto, a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva, composto pelo Quadro Auxiliar Feminino de Oficiais e pelo Quadro Auxiliar Feminino de Praças.
Integração da mulher aos Corpos e Quadros
Outro grande avanço ocorreu 17 anos depois. A Lei nº 9.519, de 26 de novembro de 1997, concedeu acesso às mulheres aos Corpos e Quadros, inclusive, com as condições iguais aos homens, extinguindo, desse modo, o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva. Com a promulgação da lei, as mulheres puderam ser integradas ao Corpo de Engenheiros e de Intendentes da Marinha, além dos Quadros de Médicos, de Cirurgiões-Dentistas, e de Apoio à Saúde e Técnico.
Essa mudança foi tão positiva que deu a possibilidade de uma mulher ser promovida como generalato da Força. Em 2012, a médica Dalva Maria Carvalho Mendes (na foto abaixo) chegou ao posto de Vice-Almirante. Na sequência, e mostrando a grandiosidade delas, em 2014 a Força Naval admitiu também o ingresso de Aspirante do sexo feminino em sua escola.
Conquistas recentes
Como o Dia da Mulher é uma luta diária, ocorreram vitórias recentes, tal como a Lei nº 13.541, de 18 de dezembro de 2017, que conferiu às mulheres a possibilidade de ingressar no Corpo da Armada e no Corpo de Fuzileiros Navais.
Também, em 2022, os editais dos concursos para ingresso na Escola de Aprendizes Marinheiros e no Colégio Naval admitiram a entrada de mulheres pela primeira vez em seus processos seletivos.
Esses acontecimentos apenas mostram que a luta pela igualdade de direitos tem muitos desafios pela frente e, nós, da NTC Float, prestamos neste dia especial homenagem a todas as mulheres do mundo, oferecendo total apoio a elas.
O que achou deste artigo que preparamos para você? Quer receber mais conteúdos sobre tudo que envolve o mundo náutico? Cadastre agora mesmo o seu e-mail e receba tudo em primeira mão! Cadastre aqui.
Fonte: Estratégia Militares