Além de escolher o local do seu passeio de barco, também é necessário escolher equipamentos que irão auxiliar o comandante na navegação. Cada tamanho de barco bem como sua utilização demanda instrumentos específicos, confira aqui os principais.
Agulha – Como instrumento de medida e direções, sua presença em embarcações amadores é quase que mandatória, exceção feita, é claro, as embarcações pequenas. É especialmente útil em situações de baixa visibilidade.
Prumo de mão – Consiste em uma linha com marcas tradicionais igualmente espaçadas e uma chumbada, utilizado para determinação da profundidade.
Ecobatímetro – Cada vez mais encontrados em lanchas e veleiros de pequeno porte conduzidas por Arrais, Amadores e Veleiros. Instrumento para determinar a profundidade da água em um rio pela medida do tempo decorrido entre a emissão do sinal sonoro e o retorno do seu eco.
Termômetro – Indicam a temperatura atmosférica, permitindo que saibamos se um lugar está frio ou quente ou, o que é muito mais importante se a temperatura está em ascensão ou em declínio.
Barômetro – A pressão atmosférica é medida pelo barômetro. A pressão alta corresponde a altura barométrica também alta e vice-versa. Normalmente quando o ar está aquecido e o barômetro desce é sinal de chuva. Como regra geral, barômetro alto significa bom tempo e barômetro baixo, mal tempo.
Relógio – Um relógio (ainda que de pulso) é extremamente útil a bordo de um barco pois ainda que em uma navegação em águas limitadas e quase sempre abrigadas, o referencial hora está sempre presente.
Binóculos – Bons binóculos são muito úteis ao navegante, auxiliando-o no avistamento de pontos notáveis de terra ou no reconhecimento de auxílios a navegação, tais como boias e faróis.
Lanterna – Uma lanterna a pilha deve estar sempre disponível, especialmente à noite. Podemos usar ou adaptar nela um vidro vermelho ou um pedaço de celofane vermelho para não haver prejuízos a chamada “visão noturna”, o que é importante para um aumento de segurança quando navegamos à noite.