Author: Carlos Muller
Date: 22 de outubro de 2021
Entenda se o barco compartilhado é um bom negócio

Você já ouviu falar de time-sharing? Ao pé da letra, a expressão significa “tempo compartilhado”. É um regime onde existem diversos proprietários para um mesmo bem, dividindo sua posse e direito de uso.

O que são as cotas náuticas?

No mundo náutico, esse modelo de negócio existe há mais de 10 anos e tem crescido. As cotas náuticas são a aquisição de uma embarcação por meio da compra compartilhada ou propriedade compartilhada com mais pessoas.

Um dos maiores benefícios desse sistema é dar a oportunidade de, por exemplo, poder comprar uma lancha de 300 mil reais por apenas 40 mil reais. Abrindo a possibilidade de se adquirir uma embarcação maior e melhor do que se conseguiria sozinho.

Geralmente o número de cotistas fica em torno de 8 a 10 pessoas. Cabe aos usuários dividirem as despesas da administradora e a manutenção do barco, bem como do marinheiro e local de guarda do barco.

Como funciona a utilização de embarcações compartilhadas?

Os administradores desse tipo de compra costumam trabalhar com uso ilimitado e sob demanda das embarcações. As reservas são feitas por um sistema de agendamento e ordem de chegada. Em datas mais procuras, são realizados sorteio entre os cotistas interessados.

O que levar em consideração antes de comprar um barco compartilhado?

  • Pesquise a reputação da empresa responsável: verifique em sites de reclamações, redes sociais, pesquise com pessoas que já tenham adquirido pela mesma empresa.
  • Leia e entenda o contrato de compra: leia e releia minuciosamente o contrato e se necessário tire as dúvidas. Entenda, principalmente, a questão do calendário de reservas e dos rateios de custos.
  • Garanta que existe um responsável pelas questões administrativas: é importante garantir que exista um profissional responsável pelas tarefas administrativas.
  • Verifique se o bem compartilhado está assegurado: o seguro é mais um dos pontos essenciais, principalmente quando se trata de uma compra compartilhada.
  • Avalie todos os custos envolvidos: colocar na ponta do papel cada um dos custos presentes na compra compartilhada é importante para garantir que a negociação o deixe satisfeito também a médio e longo prazo.
Categories:
Tire suas dúvidas

Confira perguntas e respostas frequentes